Faça sua busca:

terça-feira, 3 de maio de 2011

EM DEFESA DOS HU's ABAIXO A MP520!


   



     Os Hospitais Universitários são unidades fundamentais no atendimento da saúde no país. Isso porque lidam com os serviços de alta complexidade  (de  alto  custo  e  que  necessitam  de  alta  tecnologia  para  o diagnóstico  e  tratamento)  que  praticamente  não  estão  disponíveis  nas demais unidades do serviço público de saúde. Esses serviços atendem em especial a população mais pobre, que por não ter recursos para o tratamento em  clínicas  e  hospitais  privados,  tem  nos  HU's  sua  única  opção  de atendimento. Outra  marca  importante  dos  HU´s  é  que  eles  são  vinculados  as Universidades e funcionam como hospitais escolas, sendo uma ferramenta fundamental  no  aprendizado  e  na  formação  dos  estudantes  da  área  de saúde.
     A  precariedade  vivida  pelos  Hospitais  Universitários  em  sua manutenção e administração foi uma constante nos últimos anos, tudo para pavimentar o caminho da privatizar dos hospitais universitários. Para tanto foi apresentada a proposta de transformar os Hu´s em fundações estatais de direito privado, e graças a  luta dos  trabalhadores técnico-administrativos, profissionais  da  área  e  dos  estudantes  os HU's  continuaram  prestando  o serviço à população e ainda cumprido seu papel de hospital escola com toda uma geração de profissionais formados nas instituições federais.
      No entanto, ao termino de seu mandato, no dia 31 de dezembro de 2010, o então  presidente  Lula  editou  a  Medida Provisória  520,  que  tratava  da  criação  da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares S.A., a EBSERH. Com essa medida, o regime para os trabalhadores passaria a ser o de CLT, implantação de modelos de administração objetivando o lucro, e por ser empresa S.A., com abertura futura para a entrada  de  acionistas  privados  e  não apenas o Estado como seu acionista.
     No estatuto da EBSERH é previsto ainda outras formas de captação de recursos que não o financiamento público, e permite instituições privadas utilizarem  os  espaços  de  hospital-escola  em  forma  de  convênios.  Essa medida é um ataque aos HU´s, e representa a sua retirada administrativa das universidades  federais  e  uma  profunda  precarização  das  relações trabalhistas, inclusive para os servidores em regime jurídico único.
     É fundamental que a UNE e todo o movimento estudantil se somem nessa luta contra a MP 520 e em defesa dos Hospitais Universitários, para defender  a  o  seu  caráter  de  hospital  escola  e  ainda  garantir  o  acesso  a milhões  de  pessoas  que  em  todo  o  país  se  valem  dos  HU´s  para  o atendimento médico diário.
     Todo o movimento estudantil deve se somar a  essa luta contra a MP 520 e em defesa dos Hospitais Universitários, para defender o seu caráter de hospital escola e ainda garantir o acesso a milhões de pessoas que em todo o país se valem dos HU´s para o   atendimento médico diário.



Um comentário:

  1. Essa é uma luta de toda sociedade, pois essa medida irá prejudicar não apenas funcionários e estudantes, mas todos aqueles que utilizam os HU's.

    ResponderExcluir