Faça sua busca:

terça-feira, 30 de agosto de 2011

E as aulas de campo?

As aulas de campo, são elementos fundamentais para a formação dos estudantes de graduação em geografia, geologia eng. minas, eng. cartográfica, turismo, biologia e tantos outros cursos onde todo período os estudantes tem que viajar para poder ver em prática o que foi estudado. 
    Para isso existem as diárias de campo, valor pago pela universidade aos estudantes que precisam realizar essa viajem, este valor é igual para todos 20,00, sabendo que este valor é muito baixo e que não cobre os gastos básicos da viagem, tais como hospedagem e alimentação.
    Outro problema que vem afligindo os estudantes destes cursos são os atrasos dessas diárias, que obrigam os alunos na UFPE a cobrir os gastos seus gastos ou correm o risco de não poder viajar.
    O problema do financiamento dos trabalhos de campo é uma questão que atormenta alunos de várias faculdades pelo Brasil, seja pela escassez de recursos, seja pela falta de planejamento antecipado dos professores, etc. Em nossa universidade esses recursos já chegaram a ser repassado após as aulas de campo já terem sido realizadas. Assim, alguns alunos vão ao campo com pouco dinheiro, outros com dinheiro emprestado, chegando a ponto de alguns estudantes serem impossibilitados de participar, por não terem como custear suas despesas.
    Os estudantes dos cursos que tem excursões de campo não podem se manter nas viagens com apenas R$ 20,00 por dia, a comida e as diárias dos hotéis são muito caros por isso esse valor deve ser aumentado para R$ 40,00 como na UFPA e o dinheiro deve ser entregue antes das excursões para o estudante não ficar mendigando durante a viagem para depois de muito tempo receber a ajuda.
    O DCE, junto aos estudantes, pressionará a reitoria para que de uma vez por todas essa situação seja resolvida e que os estudantes que precisão de excursões didáticas possam realizá-las sem problemas afinal as excursões são obrigatórias, ou seja, não tem como o estudante se forma sem elas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário