Faça sua busca:

terça-feira, 30 de agosto de 2011

Os rumos da educação no Brasil!

Estamos em ano de reformulação do Plano Nacional de Educação (PNE), este plano irá nortear os rumos da educação no País pelos próximos dez anos. Em meios as discussões a de maior destaque é a meta de financiamento público da educação.
    Hoje 5,4% do Produto Interno Bruto (PIB) é investido na área, o projeto do governo prevê a ampliação do investimento de 5% para 7% até 2020, mas entidades do setor pedem a aplicação de pelo menos 10%.
No País o movimento estudantil reivindica que o Congresso Nacional aprove o Plano com investimento de 10%, afinal com o crescimento econômico o Brasil ocupa hoje o posto de 7º economia do mundo, o que torna contraditório ocupar a 88º colocação no ranking de educação da Organização das Nações Unidas.
    No que se refere ao ensino superior brasileiro vivemos um momento de expansão de vagas que, infelizmente, não é acompanhado pelo necessário aumento do investimento público.  Contudo o governo parece não dar importância a atual situação do ensino prova disso é que o orçamento da União destinou, em 2009, apenas 2,88% para a educação, enquanto que para o pagamento da dívida pública e para o financiamento dos banqueiros foram usados 35,57% dos recursos totais previstos. Mesmo assim o ministro da Educação, Fernando Haddad, afirmou que essa discussão já foi fechada no governo.
    Por isso cabe a nós estudantes a tarefa de continuar a combater esse desleixo com a educação pública, afinal não é de hoje  que a educação nesse  é escanteada e deixada de lado, mostrando o descaso do poder publico com os jovens e com o futuro do País.

Nenhum comentário:

Postar um comentário